Ecografia vesical

Descrição

A ecografia vesical por via supra púbica é um método de diagnóstico não invasivo (sonda colocada sobre a barriga) que nos permite avaliar a bexiga. Trata-se de um exame simples e seguro, sendo realizado frequentemente na prática clínica como meio auxiliar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), bastante útil no diagnóstico de diversas patologias e na avaliação da resposta a tratamentos instituídos.

É, muitas vezes, usado como exame de primeira linha na avaliação de diversos sinais e sintomas, como por exemplo:

– Complicações na micção (problemas em urinar);

– Dores ao urinar;

– Diminuição do fluxo urinário;

– Dor abdominal (dor de barriga);

– Incontinência urinária;

– Sangue na urina;

– Vontades repentinas em urinar;

– Aumento na frequência das micções.

Para além de outras, a ECO vesical possui indicação nas seguintes patologias (doenças):

– Cálculos urinários;

-Divertículos;

– Tumores benignos ou malignos da bexiga;

– Infeções urinárias de repetição;

– Obstrução urinária;

– Doenças congénitas, hereditárias;

Preparação para o exame

É necessário beber entre 0.5 a 1 litro de água 30 minutos antes do exame. Após a ingestão da água o doente não deve urinar (manter a bexiga cheia). Este procedimento de preenchimento é efetuado de modo a permitir uma melhor visualização da bexiga.

Não é necessário qualquer tipo de Jejum. O doente pode comer e beber normalmente sem problemas, quer antes quer após o exame. O doente deve tomar os medicamentos habituais. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso deve apenas ser efetuada sob indicação do seu médico.

No caso de ser solicitado o calculado o resíduo pós miccional o médico irá pedir que esvazie a bexiga após a realização da primeira ecografia, para posteriormente efetuar uma segunda ecografia.