Ecografia vesical
Ecografias
Descrição
A ecografia vesical por via supra púbica é um método de diagnóstico não invasivo (sonda colocada sobre a barriga) que nos permite avaliar a bexiga. Trata-se de um exame simples e seguro, sendo realizado frequentemente na prática clínica como meio auxiliar de diagnóstico e terapêutica (MCDT), bastante útil no diagnóstico de diversas patologias e na avaliação da resposta a tratamentos instituídos.
É, muitas vezes, usado como exame de primeira linha na avaliação de diversos sinais e sintomas, como por exemplo:
– Complicações na micção (problemas em urinar);
– Dores ao urinar;
– Diminuição do fluxo urinário;
– Dor abdominal (dor de barriga);
– Incontinência urinária;
– Sangue na urina;
– Vontades repentinas em urinar;
– Aumento na frequência das micções.
Para além de outras, a ECO vesical possui indicação nas seguintes patologias (doenças):
– Cálculos urinários;
-Divertículos;
– Tumores benignos ou malignos da bexiga;
– Infeções urinárias de repetição;
– Obstrução urinária;
– Doenças congénitas, hereditárias;
Preparação para o exame
É necessário beber entre 0.5 a 1 litro de água 30 minutos antes do exame. Após a ingestão da água o doente não deve urinar (manter a bexiga cheia). Este procedimento de preenchimento é efetuado de modo a permitir uma melhor visualização da bexiga.
Não é necessário qualquer tipo de Jejum. O doente pode comer e beber normalmente sem problemas, quer antes quer após o exame. O doente deve tomar os medicamentos habituais. A suspensão de qualquer tratamento medicamentoso deve apenas ser efetuada sob indicação do seu médico.
No caso de ser solicitado o calculado o resíduo pós miccional o médico irá pedir que esvazie a bexiga após a realização da primeira ecografia, para posteriormente efetuar uma segunda ecografia.