Ecografia renal

Descrição

A ecografia renal é um exame de diagnóstico que serve para avaliar os rins e as vias urinárias. Trata-se de um exame não invasivo e de fácil execução, muito importante no diagnóstico de diversas patologias. Tem indicação quando existe presença dos seguintes sinais e sintomas:

– Dor pélvica / abdominal;

– Dificuldade na micção;

– Dor ao urinar;

– Presença de sangue na urina;

– Vontades súbitas (urgentes) em urinar;

– Aumento na frequência das micções (idas frequentes à casa de banho);

– Incontinência urinária (perdas involuntárias de urina)…

A ecografia renal e das vias urinárias é utilizada para auxiliar o médico no diagnóstico ou na avaliação da eficácia de tratamentos em várias patologias, tais como:

– Litíase renal (pedra nos rins);

– Quistos (ou cistos) do rim;

– Insuficiência renal;

– Tumores benignos ou malignos do rim (cancro);

– Infeções urinárias de repetição;

– Infeção renal (pielonefrite);

– Nefrite;

– Obstrução urinária;

– Doenças congénitas, hereditárias;

– Nefropatias tóxicas…

Para além das indicações atrás expostas, a ecografia renal pode ser aconselhada quer no diagnóstico diferencial, quer na avaliação da resposta ao tratamento em diferentes outras patologias (doenças).

Preparação para o exame

Não é necessária qualquer preparação prévia ou alteração da dieta para efetuar a ecografia renal. Pode tomar os medicamentos habituais. A suspensão de qualquer tipo de medicação deve ser efetuada apenas com indicação expressa do seu médico.

Biópsia do rim

As biópsias do rim podem também ser necessárias para caraterizar alguns tipos de alterações. Através de uma agulha é recolhida uma amostra de tecido, que será enviada para um laboratório de anatomia patológica para análise.