Ecografia prostática

Descrição

A ecografia prostática é um exame que permite, sobretudo, avaliar a próstata, auxiliando no diagnóstico de várias doenças benignas ou malignas da próstata. É possível calcular as dimensões e volume da próstata, assim como avaliar a sua ecoestrutura e os seus contornos. O tamanho normal da próstata depende da idade do homem. A partir dos 50 anos, a próstata tende a aumentar de volume.

A ecografia prostática transrectal permite avaliar da próstata, vesículas seminais e pavimento da bexiga e a sonda é introduzida por via endorectal (pelo ânus).

Na ecografia prostática suprapúbica a avaliação é feita por abordagem pélvica, semelhante à ecografia pélvica ou vesical (a sonda é colocada sobre a barriga).

Preparação para o exame

Ecografia Prostática Suprapúbica: Beber 1 litro de água 1 hora antes da realização do exame.

Ecografia Prostática Transrectal: Realizar um clister de limpeza (por exemplo: Microlax) 2 horas antes da realização do exame.

Não é necessário qualquer tipo de jejum, ou seja, o doente pode comer e beber antes do exame. O doente deve tomar a medicação habitual (excepto em caso de necessidade de realização de biópsia).

Biópsia da próstata

A biópsia prostática está indicada quando há suspeita de lesões malignas, pela presença de nódulos suspeitos, ou quando há alterações significativas do valor de PSA, não explicáveis por outras patologias benignas, como Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) ou prostatite.

A biópsia permite recolher algumas células da próstata, através da introdução de uma pequena agulha. As células recolhidas são posteriormente enviadas para um laboratório de anatomia patológica para serem analisadas.